top of page

Café do Brasil - Road Map - Inteligência do Café


O Café do Brasil – Road Map – Inteligência do Café é uma tentativa ambiciosa de fotografar num só click o imenso universo dinâmico da cadeia produtiva e os segmentos de consumo de Café, a bebida mais consumida de nossa atual civilização. Só perde para a água, veículo principal do Café.

É fartamente conhecida a fascinante história do Café que remonta ao século VII da Era Cristã. O que parece estar sendo ignorado na sua complexidade inesgotável, além da planta e suas mais de 400 substâncias químicas no seu ciclo de vida “do grão à xícara”, são as funções específicas e objetivos originais do arranjo da cadeia produtiva, objeto desse Road Map.

O Brasil continua sendo o maior produtor de Café do mundo, e ainda é o maior exportador, com 25% do total, mas no passado não tão remoto foi responsável por mais da metade do Café exportado mundialmente. Isso é redundante para quem é do ramo. Assim como é trágica a queda vertiginosa contínua. Por isso, além de termos um ramo da planta Café no lado esquerdo do Brasão da República, ufanismo à parte, não faria mal se cada brasileiro sentisse no lado esquerdo do peito o orgulho de possuir este tesouro cultural e econômico e não desperdiça-lo. Bastaria que os “players” nacionais aplicassem a Inteligência do Café voltada para o Brasil, não a importada, voltada para o meio externo.

O Café vem do trabalho na terra, e demanda um dos mais delicados processos de produção desde a escolha do terreno, estação de plantio e colheita e as etapas de beneficiamento, cujos métodos tradicionais ainda hoje, mesmo com todo avanço tecnológico, superam as novidades da agronomia moderna; uma vez ensacado, não para aí a sua transformação até chegar a uma xícara; a profusão de revelações continua passando pelos modos de torrefação e moagem e inúmeras maneiras de preparo. Mais uma vez, sem novidades, os profissionais dessa cadeia produtiva singular acompanham inumeráveis sutilezas em exatamente cada etapa desse processo que pode afetar as características, qualidade, rentabilidade, preço e sabor do Café.

Tudo isso num grão aparentemente sem valor tem mobilizado mundo afora desde intricadas arquiteturas de organismos protecionistas, privados e de governos, a ferrenhas disputas em Bolsas de Mercadorias e Futuro. E é aqui que este Road Map do Café do Brasil – Inteligência do Café se insere com um só click. Assim, fica convidado cada “player”, do plantador ao consumidor final, em especial todos os intermediários, a contemplarem esta fotografia com o melhor sentimento nobre no lado esquerdo do peito. Mas não se trata apenas de romantismo, pois este Road Map do Café do Brasil – Inteligência do Café identifica um viés suicida e tardio de conflitos políticos de interesses (imediatistas) na irracional árvore corporativa da cadeia produtiva do Café no Brasil, enquanto a concorrência internacional se fortalece, safra após safra.

O Café do Brasil – Road Map – Inteligência do Café é, antes de tudo, uma discussão aberta em um texto líquido que merece a contribuição de adições, que serão adicionadas a medida que forem ocorrendo, neste sentido é um convite aberto para o debate saudável, de preferência acompanhado de um bom cafezinho. BAIXE GRATUITAMENTE EM PDF OU E-BOOK

Ou Leia aqui mesmo >>>

bottom of page