top of page

O VALOR DO MAR - Lançamento em Portugal


Uma visão integrada dos recursos do oceano do Brasil

Numa edição da Essential Idea Editora Lda, de São Paulo, o livro “O Valor do Mar - Uma visão integrada dos recursos do oceano do Brasil” está organizado em 4 partes, onde se agrupam 15 capítulos que descrevem em 254 páginas, de modo actualizado e com clareza, uma visão das dimensões económica, sociocultural, ambiental e territorial do Brasil contemporâneo.

A coordenação editorial é de Sónia Fonseca e os organizadores da edição e principais autores são André Panno Beirão, Rogério Raupp Ruschel e Miguel Marques. O primeiro é oficial da Armada Brasileira na situação de Reserva, com formação jurídica e especialista em Estudos Marítimos. O último, economista e sócio da PwC Portugal, é uma personalidade de relevo na abordagem da Economia do Mar em Portugal, em particular pela experiência como responsável da edição anual do “LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar” desde 2010, bem como de diversas outras edições da mesma natureza, centradas em realidades internacionais afins.

É precisamente Miguel Marques o autor dos 2 primeiros capítulos do livro, onde sintetiza um conjunto de parâmetros que têm servido de referencial na abordagem do desenvolvimento da economia do mar na União Europeia e em Portugal.

Nos restantes capítulos os temas vão sendo apresentados de forma descritiva, acessível a leitores não especialistas e com quantificação e exemplificação apropriada. De salientar a preocupação com uma abordagem rigorosa e actualizada, não se furtando a citar dificuldades e limitações, aliás comuns a todos os processos de desenvolvimento, em todas as latitudes. Os diversos e variados contributos e citações, não apenas de especialistas e de outras personalidades nacionais e estrangeiras, são mutos elucidativos da preocupação dos organizadores em compilar factos e opiniões variadas e significativas.

Para o leitor português interessado nos assuntos do mar, para além de ficar conhecedor do entendimento estratégico do valor do mar e das preocupações específicas do Brasil, devido ao processo histórico de desenvolvimento da Nação, à sua dimensão terrestre e oceânica, aos recursos económicos endógenos e à distribuição demográfica, é muito interessante contactar com uma outra perspectiva em alguns assuntos que nos são familiares e que são abordados no livro com visões e perspectivas diferenciadas. Cita-se o caso da importância da cabotagem e a valorização e o apoio à indústria transformadora nacional ligada ao mar.

A importância estratégica – económica e tecnológica - da produção petrolífera offshore, onde o Brasil, além de figurar entre os 10 líderes na produção mundial, assume um papel de liderança tecnológica inegável em águas profundas, está muito bem detalhada no livro. Significativa é a asserção de que antes da descoberta de petróleo em águas profundas, o Brasil olhava o mar de forma contemplativa. Aliás a referência feita nos textos introdutórios ao facto de se designar o território marítimo brasileiro de “Amazónia Azul” condiz com o reconhecimento do valor potencial dos recursos do Mar e, em paralelo, assinala a sensibilidade ambiental de ambos os imensos espaços geográficos.

Igualmente interessante é o detalhe com que é descrita a realidade emergente da biotecnologia azul.

A abordagem da cultura, da gastronomia, do lazer, do turismo e dos desportos náuticos (onde o desempenho dos atletas brasileiros é reconhecido mundialmente) é também interessante e, de algum modo, reveladora do processo de difusão da “mentalidade marítima” no Brasil.

No que se refere às preocupações de índole ambiental, a abordagem é próxima da que é corrente na Europa.

Para a visão integrada justificava-se uma referência um pouco maior ao impacto das actividades que englobam a Economia do Mar em matéria de emprego, em particular no segmento de emprego qualificado.

A obra, de excelente apresentação gráfica, é enriquecida com fotografias e quadros alusivos à temática marítima. As notas e referências no final no livro, têm interesse para pesquisa futura.

Em conclusão: o livro “O Valor do Mar - Uma visão integrada dos recursos do oceano do Brasil”, abordando igualmente a componente geoestratégica no contexto do Atlântico Sul e a questão da conservação e sustentabilidade dos recursos nos espaços oceânicos para além das jurisdições nacionais, é sobretudo uma excelente contribuição para a compreensão do “estado da arte” do valor do mar no Brasil. Para os leitores portugueses, é uma oportunidade para lerem na língua materna um livro sobre o tema dos recursos e potencialidades marítimas de uma Nação igualmente favorecida com significativas extensões da linha de costa e da área de jurisdição económica nos espaços do Oceano Atlântico. Para os bibliófilos marítimos, é certamente uma obra a adquirir e a ler com interesse.

O preço de capa da obra em apreço são 40€. A distribuição em Portugal está a cargo da Editora Náutica Nacional, Lda, e-mail revistamarinha@gmail.com , tel 91 996 4738, endereço postal Av. Elias Garcia, nº 20 4º Dto 1000-149 Lisboa.


bottom of page